Especialidade
Incontinência Urinária
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, o que significa que uma pessoa não consegue controlar quando e onde a urina é liberada. Essa condição pode variar em gravidade, desde pequenos vazamentos até perdas mais significativas de urina.
É importante destacar que incontinência urinária não é normal! Independente da idade ou da gravidade do quadro, a perda de urina deve ser encarada como um problema de saúde.
Sintomas Comuns
- Perda de urina ao tossir, espirrar ou rir
- Necessidade urgente e repentina de urinar, muitas vezes acompanhada de dificuldade em chegar ao banheiro a tempo
- Perda de urina durante a relação sexual
- Perda de urina durante atividades físicas, como exercícios ou levantamento de objetos pesados
- Vontade de urinar muitas vezes durante a noite
- Dificuldade em segurar a urina durante a noite (enurese noturna)
- Incapacidade de controlar o fluxo de urina, levando a vazamentos frequentes
Diagnóstico
O diagnóstico da incontinência urinária envolve uma avaliação médica completa para determinar a causa e a gravidade da condição.
É importante avaliar o histórico de saúde da mulher e realizar exame ginecológico completo. Pode ser necessária a realização de exames adicionais de sangue e urina para descartar outros problemas de saúde. E, dependendo do caso, pode ser necessário realizar exames complementares, como estudo urodinâmico ou cistoscopia.

A incontinência urinária é uma condição tratável, e ninguém precisa sofrer em silêncio. Consulte um médico especialista para discutir seus sintomas e determinar o melhor plano de tratamento para você. Com as opções de tratamento disponíveis, muitas pessoas podem recuperar o controle sobre sua saúde urinária.
Tratamento
Fisioterapia Pélvica
É geralmente a primeira opção de tratamento. O fortalecimento da musculatura pélvica é importante para a continência urinária e para o adequado funcionamento da bexiga.
Medicamentos
Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para controlar alguns sintomas.
Mudanças no Estilo de Vida
Adotar um estilo de vida saudável, como evitar alimentos irritantes à bexiga, manter um peso saudável e parar de fumar, pode reduzir os sintomas.
Cirurgia
Em situações mais graves ou quando outras opções de tratamento não são eficazes, a cirurgia pode ser considerada. A cirurgia realizada para melhorar a incontinência urinária consiste na colocação de um “sling” (aquela famosa “telinha”) logo abaixo da uretra (canal por onde sai a urina). Essa cirurgia é feita geralmente pela via vaginal.
Tratamento Especializado
Visando o melhor resultado e a maior segurança, contamos com equipamentos do Fraxx System, um método não traumático, suave e preciso de vaporização de tecidos.
- Pouco sangramento;
- Cicatrização mais rápida;
- Mínimo desconforto pós-operatório;
- Melhor resultado estético;
- Redução de cicatrizes.